Pesquisar

domingo, 9 de novembro de 2014

Fascículo e tubérculo grácil e cuneiforme, meninges, plexo coróide, ventrículo;

Fascículo e tubérculo grácil e cuneiforme


O Fascículo grácil é um ramo de fibras de axônio na medula espinal que carrega as informações como vibrações e propriocepção da parte inferior do corpo para o tronco, já o cuneiforme é outro ramo de fibras de axônio que transmite informações diferentes do grácil já que ele transmite informações para o braço e é proprioceptor do umbigo ao pescoço. Ambos então localizados  na região do tronco encefálico. E o tubérculo grácil e cuneiforme são uma saliência que sai do fascículo (o tubérculo grácil e cuneiforme ficam em posições diferentes: um em posição mediana e outro lateral, respectivamente) formando o pedúnculo cerebelar inferior.



 
Disponível em: atualizafisio.blogspot.com







______________________________________________________ 

Meninges

Meninges é proteção, envoltório ou compartimento cerebrais e são divididas em: pia-máter, é uma camada fina de tecido conjuntivo frouxo que fica grudada no cérebro; aracnóide, uma camada de tecido um pouco mais grossa que a pia-máter que fica grudada com a dura-máter deixando um espaço com liquor, chamado de espaço sub-aracnóide; e o ultimo revestimento, dura-máter, um tecido conjuntivo grosso  grudado no crânio que separa os hemisférios formando o foice.



Disponível em: www.nlm.nih.gov

______________________________________________________

Plexo Coróide

Plexo coróide é uma estrutura encontrada nos ventrículos do cérebro onde é produzido o LCR (liquido cérebro-raquidiano), cujo vai para todos os ventrículos e em todo o contorno do cérebro (entre a pia-máter e aracnóide – espaço sub-aracnóide).



Disponível em: anatpat.unicamp.br

______________________________________________________

Ventrículos

Os ventrículos cerebrais são cavidades ósseas presentes na estrutura do cérebro. É dividido em: ventrículos laterais que são cavidades dos hemisférios cerebrais; 3º ventrículo, cujo fica localizado entre o diencéfalo; e o 4º ventrículo que fica entre a ponte e o cerebelo. Junto com essas estruturas estão os cornos temporais que são as pontas dos ventrículos totalizando 6 cornos presentes.



Disponível em: www.anatomiahumana.ucv.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário