Pesquisar

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cerebelo, bulbo, pirâmide do bulbo, formação reticular, olivas

Cerebelo



O cerebelo possui dois hemisférios cerebelares, unidos por uma faixa, chamada verme. A superfície do cerebelo é toda composta por fissuras transversas e curvas. As mais profundas dividem órgãos em lóbulos. Liga-se  medula e ao bulbo pelo pendulo cerebelar inferior. Dentro do cerebelo é preenchido pela substância branca formada por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos de neurônios específicos do cérebro. E dentro do mesmo, é coberto pela substância cinzenta, formando as fissuras. A sua influencia é especificamente na atividade motora, está ligada ao equilíbrio sentido da postura, controle do tono muscular e coordenação dos movimentos musculares.
Disponível em: http://isioterapiapucminas.blogfspot.com


Referências:

http://www.auladeanatomia.com/neurologia/cerebelo.htm
http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/cerebelo/
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebelo/

_________________________________________________________________________________

Bulbo e Pirâmide do Bulbo


O bulbo localiza-se no tronco encefálico, possui uma forma de cone cuja extremidade liga-se com a medula espinal. O bulbo tem a função relacionada com a respiração e também está relacionado com os movimentos cardíacos e transmissão de informações sensoriais e motoras. Controla a maior parte das funções importantes do corpo, e é o sistema de sustentação da vida. De cada lado das fissuras do bulbo existe uma eminencia, chamada pirâmide, formada por um feixe compacto de fibras nervosas que ligam as áreas motoras do cérebro com os neurônios motores da medula.



Disponível em: http://mjmciencias.blogspot.com.br/2012/11/mjm-801-questionario-x-correcao.html


Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/364328/
Professor Cláudio Gastal

Referências:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso3.php
http://www.auladeanatomia.com/neurologia/troncoencefalico.htm
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/

_________________________________________________________________________________

Formação reticular

O nome esta relacionado ao seu formato: uma rede ou malha de fibras nervosas que se estende pela medula ate o cerebelo. Denomina-se uma agregação mais ou menos difusa de neurônios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas que ocupa a parte central do tronco encefálico. A formação reticular é dividida em três colunas: mediana, medial e lateral. Esta rede situa-se entre os tractos e núcleos nervosos, há influencia da formação reticular em todos os feixes nervosos ascendentes e descendentes. Dentre suas diversas funções a formação reticular controla o nível de consciência. As funções da formação reticular são muito amplas, devido a sua extensão, porem as principais são controle da sensibilidade, da motricidade, do sistema nervoso autônomo, da respiração, e da consciência.

Disponível em:http://dc443.4shared.com/doc/S1bfjiO1/preview.html

Referências: 
http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=1&materia_id=386&materiaver=1
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/16302/formacao-reticular#!2
____________________________________________________________________________________

Olivas

As olivas são mais facilmente identificadas na vista lateral do tronco encefálico, junto com uma elevação imediatamente lateral a oliva, recebendo fibras da medula e do encéfalo. Esta estrutura está relacionada ao trato espinhal e ao núcleo espinhal do nervo trigêmeo, ambos subjacentes a ela, liga-se ao cerebelo através de fibras especificas. Sua função esta ligada com a aprendizagem motora.

Disponível em:http://slideplayer.com.br/slide/364328/


Referências:
http://www.auladeanatomia.com/neurologia/troncoencefalico.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário