Pesquisar

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Nervo Trigêmio

Nervo Trigêmio - É dividido em três ramos nervosos: nervo oftálmico (aferente sensitivo), nervo maxilar (aferente sentivio) e nervo mandibular (misto- aferente e eferente).
Origina-se na superfície do tronco encefálico entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio. É um nervo misto (possui raiz sensitiva e motora), sendo a parte sensitiva considerada a maior. Por isso é classificado como o grande nervo sensitivo da face. Suas fibras aferentes (sensitivas) conduzem impulsos de temperatura, dor, calor (exteroceptivos), da pele e face e 2/3 anteriores da língua e da maior parte da dura-máter encefálica.

Suas fibras eferentes (motora) do nervo mandibular distribuem-se aos músculos da mastigação (temporal, masseter, pterigoides medial e lateral, milohioide e ventre anterior do digástrico). O ramo mandibular do nervo trigêmeo é também um componente aferente (sensitivo), que junto com os nervos pftálmico e maxilar, formados apenas por fibras aferentes, respondem pela sensibilidade de grande parte da cabeça.






Ramos Oftalmico e Maxilar
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ramo Mandibular
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Localização:



Passagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário